A RETOMADA DO PROGRAMA NEOLIBERAL NO GOVERNO TEMER E SEUS POSSÍVEIS IMPACTOS SOBRE A AUDITORIA FISCAL DO TRABALHO BRASILEIRA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2016.n239.p795-812

Palabras clave:

Auditoria fiscal do trabalho. Governo Temer. Impactos. Neoliberalismo. Reforma Trabalhista.

Resumen

As reformas neoliberais consolidadas no Governo FHC foram orientadas pelo primado da sujeição ao comando da lógica de ajuste fiscal, da privatização e da desregulamentação do mercado de trabalho. O estudo revelou um estreitamento do foco fiscal com forte caráter arrecadatório e com grave prejuízo às dimensões do contrato de trabalho como jornada e segurança e saúde no trabalho. Evidencia-se ainda que a Reforma Administrativa tornou a auditoria fiscal do trabalho mais flexível e menos punitiva. Verificou-se evidências de que a ruptura com o sistema gerencial pelos Governos Lula e Dilma iniciou um processo de reversão dos efeitos do modelo gerencial sobre a inspeção trabalhista. A partir da análise dos resultados dos períodos anteriores, são analisados os possíveis impactos da retomada neoliberal do Governo Temer sobre a auditoria fiscal do trabalho, uma vez que é a instituição mediadora entre as dimensões normativa e pragmática do mercado de trabalho, cuja fragilização da atuação pode agravar o processo de precarização do mercado.

Biografía del autor/a

Maria Roseniura de Oliveira Santos, Universidade Católica do Salvador

Doutoranda e Mestra em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador (2013). Especialista em Design Instrucional para EAD pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras / FACEL ( 2015) e Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade de Administração de Sergipe / FANESE (2007). Graduada em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (1995).

Publicado

2017-02-03

Cómo citar

de Oliveira Santos, M. R. (2017). A RETOMADA DO PROGRAMA NEOLIBERAL NO GOVERNO TEMER E SEUS POSSÍVEIS IMPACTOS SOBRE A AUDITORIA FISCAL DO TRABALHO BRASILEIRA. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (239), 795–812. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2016.n239.p795-812

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Nota: Este módulo requiere de la activación de, al menos, un módulo de estadísticas/informes. Si los módulos de estadísticas proporcionan más de una métrica, selecciona una métrica principal en la página de configuración del sitio y/o en las páginas de propiedades de la revista.