AS DIMENSÕES DA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL: SUBSÍDIOS PARA UM PROCESSO DE FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS INTEGRADAS
DOI:
https://doi.org/10.25247/2447-861X.2015.n235.p93-111Resumen
As concepções de cidades sustentáveis e de sustentabilidade configuram um novo paradigma para a mobilidade urbana, passando a nortear as Políticas, em diversos países. Avaliar a viabilidade dessas políticas frente à cultura do automóvel e sua efetividade, no estímulo ao uso dos modos de transporte público e não-motorizado, através da interação entre as políticas de transporte, circulação e planejamento urbano, tornou-se fundamental. Esta análise pretende identificar os impactos associados à degradação, precariedade e contaminação, originados pelo modelo convencional de produção de transporte, nas cidades, visando conformar uma proposta metodológica de promoção da mobilidade sustentável para subsidiar o processo de formulação de Políticas integradas.
Palavras-chave: Mobilidade sustentável. Sustentabilidade urbana. Política urbana.Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Cadernos do CEAS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).