AS DIMENSÕES DA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL: SUBSÍDIOS PARA UM PROCESSO DE FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS INTEGRADAS

Autores/as

  • Juan Pedro Moreno Delgado
  • Karina Albuquerque de Souza do Nascimento
  • Márcia Sampaio Baggi

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2015.n235.p93-111

Resumen

As concepções de cidades sustentáveis e de sustentabilidade configuram um novo paradigma para a mobilidade urbana, passando a nortear as Políticas, em diversos países. Avaliar a viabilidade dessas políticas frente à cultura do automóvel e sua efetividade, no estímulo ao uso dos modos de transporte público e não-motorizado, através da interação entre as políticas de transporte, circulação e planejamento urbano, tornou-se fundamental. Esta análise pretende identificar os impactos associados à degradação, precariedade e contaminação, originados pelo modelo convencional de produção de transporte, nas cidades, visando conformar uma proposta metodológica de promoção da mobilidade sustentável para subsidiar o processo de formulação de Políticas integradas.

Palavras-chave: Mobilidade sustentável. Sustentabilidade urbana. Política urbana.

Publicado

2015-12-22

Cómo citar

Moreno Delgado, J. P., de Souza do Nascimento, K. A., & Sampaio Baggi, M. (2015). AS DIMENSÕES DA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL: SUBSÍDIOS PARA UM PROCESSO DE FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS INTEGRADAS. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (235), 93–111. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2015.n235.p93-111

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Nota: Este módulo requiere de la activación de, al menos, un módulo de estadísticas/informes. Si los módulos de estadísticas proporcionan más de una métrica, selecciona una métrica principal en la página de configuración del sitio y/o en las páginas de propiedades de la revista.