PODEMOS: UM TERREMOTO POLÍTICO QUE SACODE A ESPANHA
DOI:
https://doi.org/10.25247/2447-861X.2016.n237.pp.%20385-401Palabras clave:
Podemos, 15-M (Movimento dos Indignados), democracia, Espanha, esquerda europeia.Resumen
Este artigo analisa a conjuntura de emergência do Partido Podemos na Espanha, assim como suas propostas e trajetória, desde a primeira eleição da qual participou, em maio de 2014, até a última, em junho de 2016. A autora, compreende o surgimento do Podemos como o resultado histórico das lutas e contradições que se desenvolveram na Espanha na esteira do movimento chamado 15-M, de maio de 2011, que, por semanas ocupou as praças na Espanha, ficando internacionalmente conhecido como os Indignados. Porque um terremoto político? A coligação de movimentos e organizações comandada pelo PODEMOS, em maio de 2015, venceu as eleições para prefeituras e províncias, elegendo a prefeita de Madrid e de Barcelona. Este jovem partido tornou-se também a primeira força política em toda a Catalunha e conseguiu ser a força mais votada nas comunidades de Aragão, Cantábria, Castela-a-Mancha, Valência, Baleares, Murcia e La Rioja. Na Europa, é hoje a única alternativa de esquerda consolidada. Todavia, já se observa uma mudança significativa no seu discurso, um certo abrandamento político. Em 2014, na primeira assembleia do PODEMOS, podia se ouvir que o céu se toma por assalto, não por consenso. Após as eleições de junho, quando o partido perdeu um milhão de votos em relação a dezembro, seus dirigentes já falaram em superar a fase da blitz e se converterem em um partido normal.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Cadernos do CEAS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).