SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL E DESIGUALDADES EM SALVADOR
DOI:
https://doi.org/10.25247/2447-861X.2015.n235.p5-22Resumen
Este Artigo discute a segregação socioespacial e a segmentação urbana na cidade do Salvador, capital do Estado da Bahia e terceira maior metrópole brasileira. Destacando a relevância do tema e do chamado “efeito território” para a produção e reprodução das desigualdades urbanas, nas grandes cidades brasileiras, o Texto analisa os padrões de diferenciação do território urbano, em Salvador e suas articulações com as condições socioeconômicas e raciais. Reporta-se às transformações ocorridas, mais recentemente, na estrutura urbana da cidade e conclui apontando seus impactos sobre as condições de vida e a vulnerabilidade da população.
Palavras-chave: Segregação socioespacial. Efeito território. Desigualdades urbanas.Publicado
2015-12-22
Cómo citar
Moreira de Carvalho, I. M., & Corso Pereira, G. (2015). SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL E DESIGUALDADES EM SALVADOR. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (235), 5–22. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2015.n235.p5-22
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Cadernos do CEAS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).