TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS

A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DE UM PASSADO EM COMUM PARA UM FUTURO COMUNITÁRIO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2025.n264.p97-115

Palabras clave:

Território quilombola, Escrita colaborativa, Contracolonização, Experiência educativa

Resumen

Esta escrita tem como inspiração as vivências e os diálogos que o grupo de pesquisa Peabiru: educação ameríndia e interculturalidade tem realizado no quilombo conhecido como Rincão dos Negros , e, a partir daí, refletir sobre o vivido numa perspectiva quilombola, histórica, numa relação intercultural e contracolonizadora. Enfatizamos o contexto quilombola na relação com o pertencimento coletivo e problematizamos o Estar-sendo no quilombo Rincão dos Negros, situado em Rio Pardo, no interior do Rio grande do Sul, pensando o movimento como um vetor que caminha numa experiência educativa do passado em comum ao futuro comunitário e que desestabiliza a lógica individualista de nossa sociedade. O quilombo em diálogo vive uma polarização buscando práticas que colaboram na simbolização das dualidades como as das igrejas católicas e as famílias quilombolas e brancas que disputam o mesmo território. A linguagem colonizadora dá-se no pensamento, no enfrentamento das estratégias frente às políticas públicas e no desafio da universidade no processo educativo dos sentidos mais profundos de uma contracolonização que dá-se no entrelaçamento entre ensino, pesquisa e extensão numa perspectiva participante e colaborativa. Desta forma, é que nos propomos a esta escrita colaborativa como uma experiência educativa e intercultural, compreendendo a perspectiva de um pensamento situado numa geocultura que tem como raiz do conhecimento a cultura do solo e das lutas vividas.

Biografía del autor/a

Fátima Rosane Silveira Souza, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutorado em Educação. Pós-doutoranda no PPG Mestrado Profissional em Psicologia (UNISC). Grupo de pesquisa Peabiru - Educação ameríndia e interculturalidade (UFRGS/UNISC). Bacharel em direito, licenciada em letras.

Ana Luisa Teixeira de Menezes, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutorado em Educação (UFRGS), vice-líder do grupo de pesquisa Peabiru: educação ameríndia e
Interculturalidade, professora dos Programas de Pós-graduação em Educação e Psicologia da Unisc. Bolsista Produtividade CNPq.

Matheus da Silva Martins, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Brasil.

Doutorando, bolsista PROSUC/CAPES (cód. 01) do Programa de pós-graduação em Educação na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), na Linha de pesquisa: Linguagem, experiência intercultural e educação: (LEIE), no grupo de pesquisa: Peabiru: Educação Ameríndia e Interculturalidade.

Joelita David Bitencourt, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Graduanda no Bacharelado em Agroecologia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e
liderança no Quilombo Rincão dos Negros, na cidade de Rio Pardo - RS.

Citas

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Publicado

2025-08-21

Cómo citar

Souza, F. R. S., Menezes, A. L. T. de, Martins, M. da S., & Bitencourt, J. D. (2025). TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS: A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DE UM PASSADO EM COMUM PARA UM FUTURO COMUNITÁRIO. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, 50(264), 97–115. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2025.n264.p97-115

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