ENTREVISTA: NOSSOS PASSOS VÊM DE LONGE: MULHERES TECENDO RESISTÊNCIAS E LUTAS POR MORADIA DIGNA E DIREITO À CIDADE EM SALVADOR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2023.n259.p172-192

Palabras clave:

Sem Teto, Moradia em Salvador, População de rua, Resistência e luta, Mulheres

Resumen

Entrevista realizada pelas organizadoras do Dossiê Formas periféricas de morar: violências, insurgências e regulações, Adriana N. V. Lima; Any B. L. Ivo; Laila Mourad; Lysie Reis; Thaianna Valverde, em 5 de agosto, de 2023, na sede do Centro de Educação e Assistência Social – CEAS, com as mulheres da Gamboa. Encontro pensado como uma roda de conversa estruturada entre mulheres dos movimentos de luta por moradia na cidade de Salvador. Os depoimentos expressam a amplitude da questão do morar para essas mulheres, colocando em xeque o sentido mais direto e limitado que a palavra moradia carrega; as vivências nas lutas por moradia abarcam muito mais do que a “casa”; falar da moradia é falar de muito mais que “as quatro paredes e um teto.

Biografía del autor/a

Adriana Nogueira Vieira Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Universidade Federal da Bahia (UFBA), BA, Brasil

Doutora em Arquitetura e Urbanismo (UFBA). Professora de Direito na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Profa. colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA.

Any B. L. Ivo, Universidade Federal da Bahia (UFBA), BA, Brasil.

Doutora em Arquitetura e Urbanismo (UFBA). Pós-Doutorado no IESP/UFRJ. Atualmente é professora da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo/UFBA.

Laila Nazem Mourad, Universidade Católica de Salvador (UCSAL), BA, Brasil.

Doutora em Arquitetura e Urbanismo (UFBA). Professora do Programa de Pós-graduação em Território, Ambiente e Sociedade da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Coordenadora do grupo de pesquisa Territórios em Resistência.

Lysie Reis, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), BA, Brasil.

Doutora em História Social (UFBA). Pós-Doutorado na Universidade do Porto. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET) e do Curso de Urbanismo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão “Direito à Cidade” (GPDAC).

Thaianna de Souza Valverde

Doutoranda em Teoria e Filosofia do Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (NETSAL-IESP/UERJ).

Publicado

2023-07-15

Cómo citar

Lima, A. N. V., Ivo, A. B. L., Mourad, L. N., Reis, L., & Valverde, T. de S. (2023). ENTREVISTA: NOSSOS PASSOS VÊM DE LONGE: MULHERES TECENDO RESISTÊNCIAS E LUTAS POR MORADIA DIGNA E DIREITO À CIDADE EM SALVADOR. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, 48(259), 172–192. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2023.n259.p172-192

Artículos más leídos del mismo autor/a

Nota: Este módulo requiere de la activación de, al menos, un módulo de estadísticas/informes. Si los módulos de estadísticas proporcionan más de una métrica, selecciona una métrica principal en la página de configuración del sitio y/o en las páginas de propiedades de la revista.