EDITORIAL: QUE 2022 ENTERRE A AMEAÇA ANTIDEMOCRÁTICA

Autores/as

  • Joaci de S. Cunha (CEAS/UCSal)
  • Angela Borges Profa. Adjunta da Universidade Católica do Salvador.
  • Mariano Vicente da Silva Filho Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2022.n256.p259-266

Palabras clave:

Ameaça antidemocrática. Contrarreformas sociais. Excedente de trabalhadores

Resumen

A edição de número 256 dos Cadernos do Ceas vem a público após a vitória eleitoral de uma ampla frente democrática que encerrará um ciclo sombrio de contrarreformas sociais e de ameaças ao estado de direito no Brasil. Assim, espera a maioria dos brasileiros, embora a outra quase metade dos nacionais parece desejar a continuidade de tais perspectivas e parte desta vai além, insistindo em uma convocação aos militares para reestabelecerem a ditadura no país. Sem apoios internos e externos suficientes para o projeto da extrema direita neofascista, Bolsonaro, presidente encerrando o mandato e líder dessa corrente, optou pelo silêncio e declarações ambíguas, enquanto seus apoiadores mais radicais se mobilizaram em bloqueios de estradas estaduais, rodovias federais, ruas e avenidas em pontos estratégicos das cidades, chegando a realizarem atos abertamente terroristas, como a tentativa de assalto à sede da Polícia Federal em Brasília, seguida de depredações de prédios e incêndios de carros e ônibus na capital da República. Reagiam à prisão de um mobilizador dos golpistas, ordenada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Morais.

Continue lendo no documento em PDF...

Biografía del autor/a

Joaci de S. Cunha, (CEAS/UCSal)

Pós-doutor pelo Programa de Políticas Sociais e Cidadania da Universidade Católica do Salvador - UCSal (2020), onde é professor colaborador; é Doutor em História pela Universidade Federal da Bahia (2011), Mestre em História e Bacharel em Direito pela mesma universidade. Tem experiência docente e em pesquisa nas áreas de Brasil Republicano, Direito e Movimentos Sociais, além de História Econômica. É assessor do Centro de Estudos e Ação Social e atual coeditor científico da revista Cadernos do CEAS.

Angela Borges, Profa. Adjunta da Universidade Católica do Salvador.

Doutora em Ciências Sociais, Profa. Adjunta da Universidade Católica do Salvador, Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais e Cidadania.

Mariano Vicente da Silva Filho, Universidade Católica de Pernambuco

Publicitário, mestre em Ciências da Religião, Editor do Portal de Periódicos da Universidade Católica de Pernambuco e coeditor dos Cadernos do CEAS.

Publicado

2022-12-31

Cómo citar

Cunha, J. de S., Borges, A., & Silva Filho, M. V. da. (2022). EDITORIAL: QUE 2022 ENTERRE A AMEAÇA ANTIDEMOCRÁTICA. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, 47(256), 259–266. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2022.n256.p259-266

Número

Sección

Editorial

Artículos más leídos del mismo autor/a

Nota: Este módulo requiere de la activación de, al menos, un módulo de estadísticas/informes. Si los módulos de estadísticas proporcionan más de una métrica, selecciona una métrica principal en la página de configuración del sitio y/o en las páginas de propiedades de la revista.