A visão política de alunos de uma escola do MST e a pedagogia política de Paulo Freire

Authors

  • Antônio Júlio de Menezes Neto

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2005.n217.p%25p

Abstract

Este trabalho apresenta a escola de ensino médio Josué de Castromantida pelo MST no Rio Grande do Sul, mais especificamente o curso técnico supletivo em Administração Cooperativista (TAC), demonstrando sua importância para o projeto sociopolítico do Movimento. Traz também os resultados de uma pesquisa de campo acerca da visão dos alunos da escola sobre a educação, a relação campo/cidade e a reforma agrária, correlacionando-os às discussões pedagógicas de Paulo Freire. Neste sentido, o Autor concluí que o projeto pedagógico de formação profissional colocado em prática gera uma proposta inovadora, principalmente no tocante à gestão da instituição pelos alunos e à alternância como o elo entre o mundo da escola e o mundo da produção.

References

Cerioli, Paulo. Educação para a cooperação: experiência do curso técnico em Administração de Cooperativas do MST. São Leopoldo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), 1997. (mimeo)

Freire, Paulo. Extensão ou comunicação?. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1971.

_____. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1975.

_____. Educação e mudança. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.

_____, Gadotti, Moacir e Guimarães, Sérgio. Pedagogia: diálogo e conflito. 2ª ed. São Paulo, Cortez, 1986.

Lefebvre, Henri. A revolução urbana. Belo Horizonte, Editora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 1999.

Menezes Neto, Antonio Julio de. Além da terra: a dimensão sociopolítica do projeto educativo do MST. Tese de doutorado. São Paulo, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), 2001. (mimeo)

Moraes, Clodomir Santos de. A capacitação massiva: uma proposta para o desenvolvimento rural. Rondônia, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), 1989.

Published

2005-06-01

How to Cite

Menezes Neto, A. J. de. (2005). A visão política de alunos de uma escola do MST e a pedagogia política de Paulo Freire. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (217). https://doi.org/10.25247/2447-861X.2005.n217.p%p

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)

Obs.: This plugin requires at least one statistics/report plugin to be enabled. If your statistics plugins provide more than one metric then please also select a main metric on the admin's site settings page and/or on the journal manager's settings pages.