PLANO CENTRO CIDADÃO E O PROCESSO DE PLANEJAMENTO DO ESPAÇO URBANO CIDADÃO
DOI:
https://doi.org/10.25247/2447-861X.2015.n235.p112-128Abstract
Em 2014, a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e Prefeitura do Recife (PCR) firmaram um Convênio de Cooperação Científica, Técnica e Financeira objetivando a formulação de diretrizes urbanísticas, plano urbanístico e projeto urbano para parte do Centro Expandido Continental do Recife, área central e histórica da cidade que sofre com a decadência física e a pressão imobiliária por renovação urbana. Este Artigo apresenta o objeto desse convênio - o Plano Centro Cidadão - e os resultados da I Oficina Colaborativa Cidadã, uma das estratégias de colaboração social do plano, que envolveu a participação de diversos atores, visando à construção de um desejo coletivo para este território da cidade. Foi um evento catalisador que agregou as diversas partes interessadas, com o objetivo de produzir as premissas para um plano urbanístico integrado e consensual. Observou-se, a partir da análise de conteúdo dos dados extraídos da oficina, que os participantes têm uma expectativa significativa com relação aos espaços públicos. Esse protagonismo do espaço público ratifica e complementa a hipótese da equipe técnica do plano que há um anseio social evidente por um “Espaço Urbano Cidadão, onde espaços públicos e privados são planejados de maneira conjunta e complementar”.
Palavras-chave: Espaço público. Colaboração social. Planejamento urbano.Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Cadernos do CEAS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).