DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE: CONSIDERAÇÕES SOBRE A POLÍTICA AMBIENTAL DO BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (BNDES)
DOI:
https://doi.org/10.25247/2447-861X.2016.n237.pp.%20273-293Abstract
A política de desenvolvimento brasileiro ganha novamente à importância do Estado como agente central nos anos 2000. Se durante a década de 1980 tem-se a hegemonia da política de livre mercado, o período atual é marcado pela inserção do país em escala internacional frente de novos arranjos políticos-institucionais internos. Para atender a esses novos arranjos, emergem instituições públicas responsáveis por promover setores considerados estratégicos para o país, mas que trazem grandes consequências socioambientais, como o agronegócio, mineração, extração do petróleo e infraestrutura. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) se consolida como um dos instrumentos mais importantes desse período. E ao mesmo tempo em que crescem as denúncia de violações de direitos humanos e impactos ambientais em projetos financiados pelo Banco, a instituição passa também a evocar claramente a temática ambiental em diferentes escalas. Desta forma, este trabalho tem o objetivo fazer algumas considerações sobre o papel do Banco na inserção da economia brasileira no capitalismo internacional e refletir sobre a crescente problemática que envolve sua política ambiental e de entorno de grandes projetos.References
BRENER, N; PECK, J; THEODORE, N. Após a Neoliberização? Cadernos Metropolis, São Paulo, v. 14, n. 27, pp. 115-39- jan/jun 2012.
BUGIATO, C. “O papel do BNDES no financiamento dos negócios da burguesia interna brasileira.” 37º Encontro Anual da ANPOCS. Anais, 2013.
BORGES, C. “Desenvolvimento para as pessoas? O Financiamento do BNDES e os Direitos Humanos”. Conectas, 2014.
BORGES, C. A proteção dos direitos humanos e do meio ambiente no financiamento do desenvolvimento: tendências globais, visões emergentes e desafios para o fortalecimento da Política Socioambiental do BNDES. In Política Socioambiental do BNDES: Presente e Futuro. Brasília. Instituto de Estudos Socioeconômicos, 2015. P. 23-54.
BRANDÃO, C. A Busca da Utopia do Planejamento Regional. Curitiba: Revista Paranaense de Desenvolvimento, 2011, n 120. P. 17-37.
CARDOSO, A; PIETRICOVSKY, I; BEGHIN, N. Política socioambiental do BNDES: da saída pela tangente à busca de soluções compartilhadas. In Política Socioambiental do BNDES: Presente e Futuro. Brasília. Instituto de Estudos Socioeconômicos, 2015. P. 135- 150.
CARDOSO, A. A Política de Atuação no Entorno de Projetos do BNDES: no entorno dos problemas e das soluções. In Política Socioambiental do BNDES: Presente e Futuro. Brasília. Instituto de Estudos Socioeconômicos, 2015. P. 151- 175.
GUDYNAS, E. El Nuevo Extractivismo Progresista em America del Sur: Tesis Sobre Um Viejo Problema Bajo Nuevas Expressiones. In Colonialismo del Siglo XXI: Negocios extractivos y defensa del território em América Latina. Varios Autores. Icaria Editorial, Barcelona, junho de 2011. P. 75- 92
HIRT, C. A territorialidade do capitalismo brasileiro: um olhar a partir do BNDES. Anais do Encontro Nacional da Associação de Planejamento Urbano E Regional, 2013. Disponível em: http://www.anpur.org.br/revista/rbeur/index.php/anais/article/view/4361
HIRT, C. Implicações Territoriais dos Projetos Financiados pelo BNDES: De que Desenvolvimento Estamos Falando? Anais. XVI Encontro Nacional de Geógrafos, Porto Alegre, 2010. Disponível em: www.agb.org.br/evento/download.php?idTrabalho=4233
FILGUEIRAS, L. A Natureza do atual padrão de desenvolvimento brasileiro e o processo de desindustrialização. In: Castro, Ines. Novas Interpretações desenvolvimentistas. E- Papers. Rio de Janeiro, 2013. P. 371- 451
PAULANI, L. Acumulação sistêmica, poupança externa e rentismo: observações sobre o caso brasileiro. Estudos Avançados, v. 27. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2013. P. 237- 261.
VAINER, C. Recursos Hidráulicos: questões sociais e ambientais. In Estudos Avançados: Dossiê Energia. Universidade de São Paulo, Instituto de Estudos Avançados, V. 12, nº 59, Abril de 2007.
VAINER, C. BNDES: o Banco, o Território e o Meio Ambiente. Anais do Encontro Nacional da Associação de Planejamento Urbano E Regional, 2013. Disponível em: http://www.anpur.org.br/revista/rbeur/index.php/anais/article/view/4678/4569
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Cadernos do CEAS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).