MOVIMENTOS SOCIAIS, GOVERNO E ESTADO EM CONFRONTAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA BAHIA

Authors

  • Daniel Piccoli

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2006.n224.p24%20-%2035

Abstract

Quero, inicialmente, definir o meu “lugar”, o lugar de onde falo. Definir o lugar de onde falamos, de onde agimos, é importante, pois a realidade, a conjuntura, nos aparece condicionada, diferente, de acordo com este nosso ponto de vista (o lugar) e de ação. Por exemplo, o ponto de vista de um funcionário do Governo Federal ou Estadual, a perspectiva de um Secretário de Governo ou o papel de um Assessor que participou das negociações entre os representantes dos movimentos urbanos e rurais é, evidente, bastante diferentes. O lugar que cada um de nós ocupa, o ponto de vista de onde analisamos a realidade, o papel que ocupamos na sociedade, condicionam toda a reflexão e análise, principalmente quando o assunto em questão é a relação entre Movimentos Sociais, Governo e Estado. Também a perspectiva de alguém que é Coordenador de um Movimento Popular ou membro da Coordenação Geral da Mobilização é diferente, condicionada pelo lugar e pela função que ocupa. Portanto, o lugar de onde falo e formulo estas minhas reflexões é o meu trabalho de presença solidária, de apoio a movimentos populares, sobretudo camponeses, como membro de uma entidade de assessoria a grupos populares urbanos e rurais. Este é o meu lugar e é a partir dessa experiência e dessa prática que passo a fazer algumas reflexões sobre o tema em questão.

Published

2016-06-17

How to Cite

Piccoli, D. (2016). MOVIMENTOS SOCIAIS, GOVERNO E ESTADO EM CONFRONTAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA BAHIA. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (224), 24–35. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2006.n224.p24 - 35

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)

Obs.: This plugin requires at least one statistics/report plugin to be enabled. If your statistics plugins provide more than one metric then please also select a main metric on the admin's site settings page and/or on the journal manager's settings pages.