A CRUZ VERSUS A ESPADA: A RESISTÊNCIA DO CEAS DURANTE A DITADURA MILITAR
DOI:
https://doi.org/10.25247/2447-861X.2007.n228.p31%20-%2046Abstract
Neste artigo será estudada a resistência do CEAS aos militares durante a ditadura militar. Procurarei demonstrar que a oposição do CEAS, diferentemente de outros setores da esquerda baiana, começou a se destacar a partir dos Anos de Chumbo. Através, principalmente, dos Cadernos do CEAS – uma revista da instituição que começou a ser publicada a partir de março de 1969 -, os membros do Centro Social denunciaram o caráter autoritário e a violação dos direitos humanos promovidos pelo Governo e criticaram o modelo econômico excludente dos militares. E, durante toda a ditadura, o CEAS acabou se tornando um local de aglutinação das esquerdas e dos Movimentos Sociais que lutassem pela volta ao Regime democrático e por melhores condições de vidaDownloads
Published
2016-06-17
How to Cite
Zachariadhes, G. C. (2016). A CRUZ VERSUS A ESPADA: A RESISTÊNCIA DO CEAS DURANTE A DITADURA MILITAR. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (228), 31–46. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2007.n228.p31 - 46
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Cadernos do CEAS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).