DINHEIRO, FÉ E ANSIEDADE NO DISCURSO TEOLÓGICO DE PROSPERIDADE.
DOI:
https://doi.org/10.25247/2447-861X.2022.n257.p629-643Keywords:
Religião. Dinheiro. Fé. Ansiedade. Teologia da Prosperidade.Abstract
A teologia da prosperidade produz um discurso de responsabilização de Deus em relação à vitória almejada pelos fiéis. Deus é dono de todo ouro e de toda prata. Exigir, perseverar e esperar é meta de todo crente. A religião deve atuar como baluarte da luta de uma conquista e, ser vitorioso, é “chegar lá”, “vencer” e testemunhar a realização da promessa do Deus da abundância. A imagem da fé como “moeda” de Deus expressa como a teologia da prosperidade negocia a relação do homem com as coisas divinas. Trabalhar cotidianamente pela prosperidade, sobretudo financeira, faz apertar o coração e suar as mãos daqueles que dizem ter certeza que seu deus não falhará. A máquina neopentecostal produz ansiedade religiosa, pois a relação da vida particular do simples fiel com suas metas transcendentes causa-lhe uma ansiedade que não é amiga. De olho na quantidade, o que fazer se nada conquistar? Como acalmar o coração acelerado que não vê a hora dos céus derramarem toda a promessa do criador? Os templos em seu dia adia estão à flor da pele.
References
COMTE-SPONVILLE, André. Boa dia, Angústia! São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições 70, 1975
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1989.
LAVILLE, Jean-Louis. Com Mauss e Polany rumo a uma teoria da economia plural. IN: MARTINS, Paulo Henrique; NUNES, Brasilmar Ferreira. (Orgs). A nova Ordem social. Perspectiva da solidariedade contemporânea. Brasília: Paralelo 15, 2004.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A cultura-mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
MACEDO, Bispo. Fé e dinheiro. Conheça a única moeda de troca que podemos usar com Deus. Rio de Janeiro: Unipro Editora, 2007.
MACEDO, Deise; OLIVEIRA, Dayse et al Consumo e subjetividade: trajetórias teóricas. Universidade do Rio de Janeiro, 2002. Estudos de Psicologia 2002, 7(2), 325-332.
WESTERHOFF, Nikolas. Vale quanto custa? IN: Revista Mente e Cérebro, nº 196, ano XVI 2009.
TAUSSIG, Michael T. O diabo e o fetichismo da mercadoria na América Latina. São Paulo: Editora UNESP, 2010.
SIMMEL, Georg. Psicologia do dinheiro e outros ensaios. Lisboa: Edições Textos e Grafia, 2009.
VELHO, Otávio. Besta fera: recriação do mundo: ensaio crítico de antropologia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1995.
ZIZEK, Slavoj. O amor impiedoso (ou: Sobre a crença). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
Revista Galileu, nº 248, Março 2012.
http://www.folhauniversal.com.br/especialiurd/noticias/pratas_da_casa_testemunhos_de_fe_e_perseveranca_dos_primeiros_membros_da_iurd-10426.html - Folha universal. Edição 1.044 - 08/04/2012 a 14/04/2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Drance Elias da Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Cadernos do CEAS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).