NOVAS PERGUNTAS PARA CRIMINOLOGIA BRASILEIRA: PODER, RACISMO E DIREITO NO CENTRO DA RODA

Autores

  • Felipe da Silva Freitas

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2016.n238.p488-499

Palavras-chave:

Racismo. Criminologia. Poder. Direito.

Resumo

O presente trabalho discute como o pensamento criminológico vem se articulando com a agenda genocida contra o povo negro no Brasil. A partir da análise dos discursos contemporâneos da criminologia crítica acerca da seletividade do sistema penal, buscaremos enfatizar as principais rupturas e permanências entre os discursos criminológicos críticos e as práticas políticas no campo jurídico penal. O objetivo do estudo é aprofundar uma análise sobre punitivismo no Brasil, relacionando-a com o debate sobre racismo, produção do conhecimento criminológico e funcionamento do campo jurídico nacional. O trabalho articula as discussões sobre relações raciais já realizadas no campo da sociologia e da criminologia com as perspectivas políticas e analíticas do movimento negro, principal ator social na denúncia do racismo como gerador de assimetrias na sociedade brasileira. O principal destaque do texto é o apontamento dos privilégios das pessoas brancas no campo da criminologia crítica como fator determinante na manutenção das desigualdades raciais e das interdições epistemológicas do campo.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Freitas, F. da S. (2016). NOVAS PERGUNTAS PARA CRIMINOLOGIA BRASILEIRA: PODER, RACISMO E DIREITO NO CENTRO DA RODA. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (238), 488–499. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2016.n238.p488-499

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.