CRUZAMENTOS ENTRE DESENVOLVIMENTO ORIENTADO PARA O TRANSPORTE, ESTATUTO DA CIDADE E A LEI DE MOBILIDADE: ESTUDO DE CASO E PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ENTORNO DE DUAS ESTAÇÕES DO METRÔ DE SALVADOR

Autores

  • Liniker de Jesus Barbosa Secretaria de Infraestrutura da Bahia (SEINFRA), Salvador, BA, Brasil.
  • Juan Pedro Moreno Delgado Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0484-2964

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2024.n262.p480-517

Palavras-chave:

TOD, Mobilidade, Microacessibilidade, Estatuto da Cidade, Indicadores

Resumo

TOD1 (ou Desenvolvimento Orientado para o Transporte) é a denominação dada a uma abordagem que organiza os componentes da relação transporte - uso do solo, visando que o desenvolvimento urbano em torno de estações, seja orientado pelo transporte público, combinando desenho urbano, uso do solo e densidade. A falta de aplicação do arcabouço legal existente para as políticas urbanas e da mobilidade estimula a iniquidade nos padrões de mobilidade, no uso do espaço público e na apropriação do espaço urbano no entorno das estações metroviárias da Região Metropolitana de Salvador (RMS). O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta metodológica que integre de forma efetiva a relação Transporte - Uso do Solo, com eventuais Políticas de Mobilidade Urbana e Urbanísticas, baseadas nos instrumentos do Estatuto da Cidade. Metodologicamente, são construídos cenários normativos por geoprocessamento dos padrões TOD desejáveis e viáveis para a tomada de decisão. Um estudo de caso é desenvolvido, verificando os graves problemas de inserção urbana das estações citadas e propondo um conjunto de diretrizes de atuação.

Biografia do Autor

Liniker de Jesus Barbosa, Secretaria de Infraestrutura da Bahia (SEINFRA), Salvador, BA, Brasil.

Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Planejamento Urbano aplicado à Ecologia pelo Instituto Graduarte. Analista técnico na Secretaria de Infraestrutura da Bahia (SEINFRA).

Juan Pedro Moreno Delgado, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil.

Doutor em Engenharia de Transportes (UFRJ). Professor e pesquisador do Departamento de Engenharia de Transportes e Geodesia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento e Organização do Sistema de Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: mobilidade sustentável, gestão da mobilidade urbana, planejamento de transporte e uso do solo, dinâmica urbana e análise espacial por geoprocessamento.

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Publicado

2024-09-09

Como Citar

Barbosa, L. de J., & Delgado, J. P. M. (2024). CRUZAMENTOS ENTRE DESENVOLVIMENTO ORIENTADO PARA O TRANSPORTE, ESTATUTO DA CIDADE E A LEI DE MOBILIDADE: ESTUDO DE CASO E PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ENTORNO DE DUAS ESTAÇÕES DO METRÔ DE SALVADOR. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, 49(262), 480–517. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2024.n262.p480-517

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