Especismo: o panfleto original traduzido (1970)

Auteurs

  • Richard D. Ryder

Résumé

Tradução para a língua portuguesa do panfleto “Speciesism” escrito originalmente em inglês por Richard D. Ryder e distribuído no campus da Universidade de Oxford (Reino Unido) em 1970. Neste panfleto há o primeiro registro do uso público do termo "especismo".

Biographie de l'auteur

Richard D. Ryder

Escritor, psicólogo e ativista britânico pelos direitos animais que se tornou conhecido na década de 1970 como membro do Grupo de Oxford, um coletivo informal de intelectuais que reunia integrantes da Universidade de Oxford (Reino Unido) que se destacou com posicionamentos contrários à exploração animal, principalmente por granjas industriais e pela pesquisa científica. Ele é Master of Arts em Psicologia Experimental pela Universidade de Cambridge/Reino Unido (1963) e PhD em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade de Cambridge/Reino Unido (1993). Ryder foi o primeiro a cunhar o termo “especismo” (Ing.: “Speciesism”) em 1970, sendo autor de diversos livros, tais como Victims of Science (1975), The Political Animal: The Conquest of Speciesism (1998) e Painism: a Modern Morality (2001).

Téléchargements

Publiée

2021-03-17

Comment citer

Ryder, R. D. (2021). Especismo: o panfleto original traduzido (1970). Revista Latino-Americana De Direitos Da Natureza E Dos Animais, 3(1), p. 6–8. Consulté à l’adresse https://portaldeperiodicos.ucsal.br/index.php/rladna/article/view/873