Os reflexos na contemporaneidade das concepções animalistas no fomento do supino reconhecimento dos animais como sujeitos de direito dotados de ecodignidade pluralista

Auteurs

  • Raquel Torres de Brito Silva Universidade Federal de Sergipe - UFS.
  • Ramon Torres de Brito Silva Universidade Federal de Sergipe - UFS.

Résumé

Mediante o crescente e notório domínio explorador do ser humano frente ao meio ambiente e os seres não humanos, um cenário de malefícios contribuíram para o fortalecimento dos movimentos animalistas em prol de uma ruptura de paradigma. Nesse contexto, com a contribuição da educação ambiental e das concepções animalistas no atual Estado Social Ambiental, projeta-se de modo acentuada a relevância do aspecto valorativo da ecodignidade pluralista no reconhecimento também dos animais como sujeitos dignos de direitos. Desse modo, observando-se a gradativa superação do aspecto outrora patrimonialista, o presente artigo colima analisar os principais reflexos das concepções animalistas no fomento do supino reconhecimento dos animais como sujeitos de direitos dotados de dignidade no paradigma hodierno. Para tal intento, fora utilizado o método dedutivo, partindo de uma análise macro do problema, dando-se à pesquisa natureza qualitativa, a qual realizou-se por intermédio da investigação de acervo bibliográfico composto por doutrinas, artigos e análises de julgados.

Bibliographies de l'auteur

Raquel Torres de Brito Silva, Universidade Federal de Sergipe - UFS.

Mestranda em Direito (Pós-Graduação Stricto-Sensu) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão-SE, Brasil. Área de Concentração do Mestrado: Constitucionalização do Direito. Linha de Pesquisa: Eficácia dos direitos fundamentais e seus reflexos nas relações sociais e empresariais. Advogada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Aracaju-SE, Brasil. Pós-graduada (Lato Sensu) em Advocacia Pública pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Bacharel em Direito pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE), Aracaju-SE, Brasil.

Ramon Torres de Brito Silva, Universidade Federal de Sergipe - UFS.

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe. Especialista em Advocacia Pública e em Direito Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes. Pós-graduando (lato sensu) em O Direito Imobiliário, Urbanístico, Registral e Notarial na Perspectiva da Advocacia pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Aprovado no processo seletivo para admissão no Semestre Letivo 2019/2 ao corpo de alunos especiais do Programa de Pós-graduação em Direito (Curso de Mestrado Acadêmico) da UFS. PRODIR/POSGRAP/UFS N° 01/2019. Graduando em Letras Vernáculas pela Universidade Federal de Sergipe. Advogado.

Téléchargements

Publiée

2021-02-17

Comment citer

Brito Silva, R. T. de, & Brito Silva, R. T. de. (2021). Os reflexos na contemporaneidade das concepções animalistas no fomento do supino reconhecimento dos animais como sujeitos de direito dotados de ecodignidade pluralista. Revista Latino-Americana De Direitos Da Natureza E Dos Animais, 2(2), p. 107–125. Consulté à l’adresse https://portaldeperiodicos.ucsal.br/index.php/rladna/article/view/802