Conceitos de Mundo e a exclusão de Seres Não Humanos

Autores/as

Palabras clave:

Mundos, Animalidade, Exclusão, Estudos animais

Resumen

O presente trabalho gira em torno do conceito de mundo presente em três teorias: a ideia de especificidade dos mundos apresentada por Uexküll e discutida por Merleau-Ponty nas aulas ministradas entre 1956 e 1957 no Collège de France, compiladas na obra A natureza; reflexões heideggerianas sobre uma suposta pobreza de mundo própria dos animais; o conceito de mundo em associação com a metafísica da mistura elaborado por Emanuelle Coccia. Associada a essa ideia de especificidade de mundos, retoma-se a discussão da distinção entre representação e percepção do mundo vivido, discutida por Merleau-Ponty em Fenomenologia da percepção e Conversas. O texto apresenta, além da explanação do conceito de mundo, especulações sobre possíveis desdobramentos para as investigações recentes da relação entre animas humanos e não humanos, presentes no campo dos Estudos Animais.

Biografía del autor/a

Andreia Aparecida Marin, Instituto de Educação, Letras, Artes e Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Grad. em Ciências Biológicas/FFCLRP-USP e Filosofia/UFPR. Especial. em Filosofia e Existência/UCB. Dout. em Ecologia e Recursos Naturais/UFSCar.

Paulo Manaf

Graduado em Ciêncas Biológicas FFCLRP-USP), Doutor em Psicologia (Neurociências e Comportamento)/USP.

Citas

AGAMBEN, Giorgio. O aberto: o homem e o animal. Trad. Pedro Mendes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

Chauí, Marilena. Experiência do pensamento: ensaios sobre a obra de Merleau-Ponty. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

COCCIA, Emanuele. A vida das plantas: uma metafísica da mistura. Trad. Fernando Scheibe. Desterro, Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2018.

HEIDEGGER, Martin. Os conceitos fundamentais da metafísica: mundo, finitude, solidão. Tradução de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

KULL, Kalevi. Jakob von Uexküll: an introduction. Semiotica, n. 134, v.1/4, pp.1-59, 2001.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. Trad. José A. Gianotti e Armando M. Oliveira. São Paulo: Perspectiva, 1984.

______________. Fenomenologia da Percepção. Trad. Carlos A.R. Moura. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

______________. A Natureza: notas: cursos no Collège de France. Anot. Dominique Séglard. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

______________. Résumés de Cours – Collège de France (1952-1960). Paris: Gallimard, 1968.

______________. Conversas. Trad. Fábio Landa; Eva Landa. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

ROMANDINI, Fabián L. A comunidade dos espectros I. Antropotecnia. Trad. Alexandre Nodari e Leonardo D’Ávila. Coleção de ensaios Parrhesia. Desterro, Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2012.

UEXKÜLL, Jacob von. Mondes animaux et monde humaines suivi de Théorie de La signification. Illustrations de Georges Kriszat. Traduction et présentation de Philippe Muller. Paris: Éditions Denöel, 1956.

UEXKÜLL, Thure von. A teoria da Umwelt de Jakob von Uexküll. Galáxia, n. 7, pp.19-48, abril, 2004.

Publicado

2022-01-01

Cómo citar

Marin, A. A., & Manaf, P. (2022). Conceitos de Mundo e a exclusão de Seres Não Humanos. Revista Latinoamericana De Derechos De La Naturaleza Y De Los Animales, 5(1), p. 162–184. Recuperado a partir de https://portaldeperiodicos.ucsal.br/index.php/rladna/article/view/998