Direito dos animais, nossa jornada: passado, presente, futuro...

Autores/as

  • Laerte Levai Ministério Público do Estado de São Paulo

Resumen

Bem sabemos que os animais não podem ficar excluídos da tutela jurídica. A extensão de direitos básicos àqueles que, embora detentores de uma configuração biológica diversa da nossa, também são seres sensíveis, é acima de tudo um dever moral do ser humano. Isso porque os animais merecem ser respeitados pelo que são, pela singularidade de sua existência, jamais pelo seu valor instrumental. 

Biografía del autor/a

Laerte Levai, Ministério Público do Estado de São Paulo

Graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Libero, é membro do Ministério Público do Estado de São Paulo desde 1990 e atua como promotor de justiça do GAEMA (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente/Núcleo Paraíba do Sul, que abrange 34 municípios) em São José dos Campos. Especialista em Bioética pelo Instituto Oscar Freire (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), Mestre em Direito pelo Centro Universitário Salesiano, em Lorena, sob a linha de pesquisa Ética e Meio Ambiente. Doutor em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Foi vice-presidente do Instituto Abolicionista Animal (IAA) e pesquisador do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância (LEI/USP). Integra o Diversitas - Núcleo de Estudos das Diversidades, das Intolerâncias e dos Conflitos, ligado à FFLCH/USP. É articulista da Agência de Notícias sobre Direitos Animais (ANDA). Autor de “Direito dos Animais” (Mantiqueira, 2004).

Publicado

2021-02-27

Cómo citar

Levai, L. (2021). Direito dos animais, nossa jornada: passado, presente, futuro. Revista Latinoamericana De Derechos De La Naturaleza Y De Los Animales, 2(2), p. 4–7. Recuperado a partir de https://portaldeperiodicos.ucsal.br/index.php/rladna/article/view/858