Protocolo de Avaliação de Bem-estar de Equídeos no Estado de Minas Gerais/Brasil

Autores/as

  • Bárbara Goloubeff
  • Anderson Pereira de Abreu

Resumen

É apresentado um protocolo para avaliação de bem-estar equino para fiscalização por agente público e que permite avaliar os mais diversos ramos do mundo equestre. O protocolo é composto de nove princípios e 38 critérios de ótimo bem-estar equino e abarca os vários domínios de bem-estar. Tem como vantagem prescindir de contato próximo com o equídeo, sendo seguro para o avaliador. Possui inovações a respeito da inspeção de arreios e dos veículos de tração animal. Também permite fazer uma devolução de informação ao tutor do animal, tendo assim uma função pedagógica e possibilita dar uma resposta à sociedade, que cobra das autoridades uma atuação eficiente no combate aos maus-tratos aos animais.

Biografía del autor/a

Bárbara Goloubeff

Doutora em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro da Comissão de Bem-Estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais; Perito da Coordenação de Defesa da Fauna do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

Anderson Pereira de Abreu

Médico Veterinário. Mestrando em Produção de Equinos no programa de pós graduação em Zootecnia pela Escola de Veterinária UFMG.

Publicado

2021-02-17

Cómo citar

Goloubeff, B., & Abreu, A. P. de. (2021). Protocolo de Avaliação de Bem-estar de Equídeos no Estado de Minas Gerais/Brasil. Revista Latinoamericana De Derechos De La Naturaleza Y De Los Animales, 2(2), p. 41–64. Recuperado a partir de https://portaldeperiodicos.ucsal.br/index.php/rladna/article/view/810