O impacto da corrupção no tráfico internacional de vida selvagem

Autores/as

  • Lia do Valle Cavalcanti de Albuquerque Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal).

Resumen

O presente artigo tem como objeto abordar o tráfico internacional de vida selvagem a partir do seu principal agente causador: a corrupção. A diminuição da biodiversidade em sua maioria é causada por este crime de difícil mensuração, em que a união de esforços para o seu combate é quase ineficiente. Deste modo, procuraremos analisar a teia de aranha em que o tráfico de vida selvagem está envolvido, bem como apreciar os diplomas existentes a nível internacional que objetivam controlar, monitorar e, por fim, acabar com esta atividade ilícita. Concomitantemente, veremos como o interesse humano nos animais (ou em parte deles), sobretudo os em risco de extinção, fomentam o mercado negro e, por conseguinte, estimulam a caça furtiva dos mesmos e põem em termo a existência de variadas espécies.

Biografía del autor/a

Lia do Valle Cavalcanti de Albuquerque, Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal).

Doutoranda em Direito Público pela Universidade de Coimbra; Mestre em Direito do Ambiente pela Universidade de Coimbra; Pós-graduanda em Direito dos Animais pela Universidade de Lisboa; Graduada em Direito pelo UNIPE; Investigadora na Provedoria dos Animais de Lisboa.

Publicado

2018-12-31

Cómo citar

Albuquerque, L. do V. C. de. (2018). O impacto da corrupção no tráfico internacional de vida selvagem. Revista Latinoamericana De Derechos De La Naturaleza Y De Los Animales, 1(2), p. 59–83. Recuperado a partir de https://portaldeperiodicos.ucsal.br/index.php/rladna/article/view/796