A efetiva proteção dos direitos da natureza a partir da superação do paradigma antropocentrista

Autores/as

  • Mariana Ribeiro Santiago Universidade de Marília
  • Renata Cristina Oliveira Alencar Silva

Resumen

O presente estudo teve por objetivo analisar a efetiva proteção dos direitos da natureza e sua relação com doutrinas criticas ao antropocentrismo. O objetivo do estudo foi demonstrar se o respeito efetivo ao meio ambiente demanda o seu reconhecimento como sujeito de direito. Para tanto, o desenvolvimento do texto abordou dos direitos da natureza e da mudança de paradigma para concepções holísticas. A escolha do tema se justificou a partir da compreensão de que a degradação ambiental pode provocar repercussões nefastas para todo o sistema, inclusive para a vida humana. O método de abordagem adotado foi o dialético jurídico. Na pesquisa, foram adotados os procedimentos bibliográfico, bem como documental. Após o estudo do material coletado, foi possível verificar que o conceito kantiano de dignidade sofreu modificações, abrindo espaço para o reconhecimento da Natureza como sujeito de direito.

 

Biografía del autor/a

Mariana Ribeiro Santiago, Universidade de Marília

Pós-Doutora em Direito Civil pela Justus-Liebig-Universität Gieen (Alemanha), sob a supervisão da Prof. Dr. M.A. LL.M. S.J.D. (Harvard) Marietta Auer. Doutora e Mestre em Direito Civil Comparado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Helena Diniz. Especialista em Direito Contratual pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito e da Graduação em Direito da Universidade de Marília - UNIMAR. Editora-chefe da Revista Argumentum, Qualis B1 (ojs.unimar.br). Autora dos livros: O princípio da função social do contrato (2 ed., Curitiba: Juruá, 2008) e Vícios de consentimento: o estado de perigo nos contratos (Curitiba: Juruá, 2012). Membro do projeto Harmony with Nature, de iniciativa das Nações Unidas (www.harmonywithnatureun.org). Palestrante nacional e internacional, com palestras proferidas na Espanha, México, Colômbia e Uruguai. Associada do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI), desde 2009. Filiada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), desde 2011. Membro Efetivo da Comissão de Ensino Jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo - OAB/SP. Associada ao Instituto dos Advogados de São Paulo - IASP, desde 2019. Advogada sócia do escritório de advocacia Neves, Barbuy e Santiago Advogados desde 2005. Membro Correspondente da Academia Cachoeirense de Letras.

Renata Cristina Oliveira Alencar Silva

Doutoranda em Direito pela UNIMAR/Marília/PR. Mestrado e Graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Professora da Escola de Direito das Faculdades Londrina/PR. Advogada.

Publicado

2021-05-18

Cómo citar

Santiago, M. R., & Silva, R. C. O. A. (2021). A efetiva proteção dos direitos da natureza a partir da superação do paradigma antropocentrista. Revista Latinoamericana De Derechos De La Naturaleza Y De Los Animales, 4(1), p. 54–65. Recuperado a partir de https://portaldeperiodicos.ucsal.br/index.php/rladna/article/view/895