A Proteção dos Direitos dos Animais sob a Perspectiva Ecoanimalista Feminista: uma análise do Projeto de Lei nº 27/2018

Autores

Resumo

O presente artigo tem por objetivo a análise da proteção dos direitos dos animais no ordenamento jurídico vigente e do Projeto de Lei nº 27/2018, sob a perspectiva ecoanimalista feminista. Na legislação brasileira ainda predomina a concepção antropocêntrica, com mitigação do ecocentrismo e biocentrismo. Os direitos dos animais ainda são estabelecidos de acordo com a finalidade econômica que os seres humanos determinam. A perspectiva ecoanimalista feminista via abolir com todas as formas de opressão em razão do sexo, raça ou espécie. O Projeto de Lei nº 27/2018 visa uma ampliação no direito dos animais, mas as emendas realizadas no Senado Federal deixam claro que a proteção não se aplica a todos os animais, afastando a proteção aos animais destinados à agropecuária, estudos científicos e relacionados à atividades culturais, como vaquejada. O embasamento teórico/metodológico do presente artigo se consubstancia na legislação federal vigente, nas obras Tom Regar, Daniela Rosendo, entre outros.

Biografia do Autor

Andyara Leticia de Sales Correia, Universidade Federal do Piauí

Advogada e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Professora de Direito Ambiental da Faculdade do Vale do Itapecuru – FAI.

Downloads

Publicado

2021-02-20

Como Citar

Correia, A. L. de S. (2021). A Proteção dos Direitos dos Animais sob a Perspectiva Ecoanimalista Feminista: uma análise do Projeto de Lei nº 27/2018. Revista Latino-Americana De Direitos Da Natureza E Dos Animais, 2(1), p. 63–76. Recuperado de https://portaldeperiodicos.ucsal.br/index.php/rladna/article/view/839