Introdução à persecução penal de animais e sua condenação à pena de morte na Europa medieval

um panorama (1906)

Autores

  • Edward Payson Evans

Resumo

Este texto chamado de "Introdução à persecução penal de animais e sua condenação à pena de morte na Europa medieval: um panorama (1906)", título criado pelo tradutor, em caráter postmortem em relação ao autor original para facilitar a compreensão pelos(as) leitores(as) da contemporaneidade, é na realidade a introdução do livro "The Criminal Prosecution and Capital Punishment of Animals" publicado pelo professor, linguista e teórico estadunidense Edward Payson Evans em 1906, cuja tradução é publicada de forma inédita. Neste texto introdutório, Edward P. Evans oferece uma análise histórico-jurídica da persecução penal e dos processos judiciais movidos contra animais na Europa medieval, destacando suas bases religiosas, simbólicas e supersticiosas. Fazendo a referência ao texto de Von Amira que distingue tecnicamente as penas capitais aplicadas a animais domésticos por tribunais seculares (Thierstrafen) dos processos instaurados contra insetos e pragas por tribunais eclesiásticos (Thierprocesse), cujo objetivo era preventivo e ritual, por meio de exorcismos e excomunhões. Evans demonstra que tais práticas se fundamentavam na crença de que animais homicidas ou pragas agrícolas eram instrumentos demoníacos ou agentes divinos de punição, exigindo a intervenção formal da Igreja para restaurar a ordem moral e espiritual. O autor critica explicações que recorrem exclusivamente à personificação jurídica dos animais, argumentando que tais fenômenos se explicam sobretudo pela mentalidade supersticiosa e pela teologia do mal dominante na Idade Média. Ao final, o texto contrapõe essas práticas ao desenvolvimento da criminologia moderna, evidenciando a profunda transformação das concepções de responsabilidade, punição e racionalidade penal ao longo do tempo.

Biografia do Autor

Edward Payson Evans

Edward Payson Evans (1831–1917) foi um teórico social, linguista e educador estadunidense americano. Seu trabalho combinou filologia, história literária e filosofia moral. Graduado (Bacharel of Arts) pela Universidade de Michigan (Estados Unidos da América), ele ensinou na Carroll College (atual Universidade Carroll) situada no estado de Wisconsin (Estados Unidos da América) durante meados do século XIX. Os escritos de Evan têm sido apontados contemporaneamente como um dos pioneiros no desenvolvimento moderno da ética animal e aos estudos das relações humano-animal.

Downloads

Publicado

2025-12-25

Como Citar

Evans, E. P. (2025). Introdução à persecução penal de animais e sua condenação à pena de morte na Europa medieval: um panorama (1906). Revista Latino-Americana De Direitos Da Natureza E Dos Animais, 8(2), 1–16. Recuperado de https://portaldeperiodicos.ucsal.br/index.php/rladna/article/view/1555