A urbanização de um assentamento precário: o caso do loteamento Melissa em Cascavel (PR)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/revistaterritorialidades-v1n1-7

Resumen

A partir do instrumento da Regularização Fundiária e com as bases do Plano Municipal de Habitação (PMH), o Município de Cascavel (PR) aceitou o desafio de contratar projetos para solucionar áreas com ocupações em desconformidade com preceitos urbanísticos e com ausência de acesso às redes de infraestrutura urbana. Mesmo com o planejamento, os caminhos não foram fáceis. Levando em consideração as ideias de resiliência urbana, governança e aprimoramento dos processos para a prática da regularização fundiária, e fazendo uso da metodologia da “pesquisa-ação”, este texto articula o relato de experiência e a análise crítica do percurso e dos desafios do projeto de urbanização do assentamento precário do loteamento Melissa, que emerge junto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), entre os anos de 2009 e 2017.

Publicado

2020-11-23

Cómo citar

Soares, K. A. S., Cordovil, F. C. de S., & Paviani, M. T. (2020). A urbanização de um assentamento precário: o caso do loteamento Melissa em Cascavel (PR). Revista Territorialidades, 1(1), p. 111–124. https://doi.org/10.17648/revistaterritorialidades-v1n1-7

Número

Sección

Dossiê

Artículos más leídos del mismo autor/a

Nota: Este módulo requiere de la activación de, al menos, un módulo de estadísticas/informes. Si los módulos de estadísticas proporcionan más de una métrica, selecciona una métrica principal en la página de configuración del sitio y/o en las páginas de propiedades de la revista.