A urbanização de um assentamento precário: o caso do loteamento Melissa em Cascavel (PR)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.17648/revistaterritorialidades-v1n1-7

Résumé

A partir do instrumento da Regularização Fundiária e com as bases do Plano Municipal de Habitação (PMH), o Município de Cascavel (PR) aceitou o desafio de contratar projetos para solucionar áreas com ocupações em desconformidade com preceitos urbanísticos e com ausência de acesso às redes de infraestrutura urbana. Mesmo com o planejamento, os caminhos não foram fáceis. Levando em consideração as ideias de resiliência urbana, governança e aprimoramento dos processos para a prática da regularização fundiária, e fazendo uso da metodologia da “pesquisa-ação”, este texto articula o relato de experiência e a análise crítica do percurso e dos desafios do projeto de urbanização do assentamento precário do loteamento Melissa, que emerge junto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), entre os anos de 2009 e 2017.

Téléchargements

Publiée

2020-11-23

Comment citer

Soares, K. A. S., Cordovil, F. C. de S., & Paviani, M. T. (2020). A urbanização de um assentamento precário: o caso do loteamento Melissa em Cascavel (PR). Revista Territorialidades, 1(1), p. 111–124. https://doi.org/10.17648/revistaterritorialidades-v1n1-7

Numéro

Rubrique

Dossiê

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

N.B. : ce module nécessite l'activation d'au moins un module de statistiques/rapport. Si vos modules de statistiques fournissent plus d'une mesure, veuillez également sélectionner une mesure principale sur la page des paramètres du site de l'administrateur ou sur la page des paramètres du responsable de la publication.