A DESIGUALDADE RACIAL NO ACESSO AO ENSINO JURÍDICO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESTADUNIDENSE: NOTAS SOBRE O ENSAIO “RACE AND THE CORE CURRICULUM IN LEGAL EDUCATION” DE FRANCES LEE ANSLEY
Abstract
O presente artigo volta-se à investigação da desigualdade racial no acesso ao ensino jurídico nos Estados Unidos da América que, em razão das peculiaridades daquele país, é um ensino em nível de pós-graduação, para fins de problematização com as dificuldades que a população negra e outras minorais enfrentam para ter o direito de acesso à educação. Para este propósito, utiliza-se o método da dogmática jurídica utilizando como arcabouço teórico-metodológico o pensamento de Frances Lee Ansley sobre o tema, principalmente utilizando como topos de partida o seu ensaio “Race and the core curriculum in legal education" em diálogo com a Teoria Crítica da Raça produzida naquele país. Por fim, o texto sem pretensões de fazer uma aplicação acrítica desses aspectos identificados nos EUA, problematiza os pontos de divergência e os contato que poderiam ser aproveitados para pensar a realidade brasileira.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor declara ser inédito o presente artigo, bem como não estar o mesmo sujeito a qualquer outro processo de submissão para outra revista científica.
O autor autoriza a publicação do artigo pela Revista e tem ciência sobre a não remuneração em virtude de sua publicação, não cabendo nenhum direito autoral de cunho patrimonial.
Ainda, na condição de autor, assume a responsabilidade civil e penalmente pelo conteúdo do trabalho publicado, após ter lido as diretrizes para autores e ter concordado com elas.
O trabalho pode ser acessado por qualquer interessado e reproduzido e/ou publicado desde que seja realizada a devida referência à autoria e ao periódico.
