Interpretações sobre o morrer nos contos de Ojos de Perro Azul de Gabriel García Márquez: graduandas em direito UNIFAP e a literatura
Abstract
O Grupo de Estudos Derecho Y Literatura apresenta o resultado de seu projeto desenvolvido durante o ano de 2021, com o estudo da coletânea de contos Ojos de Perro Azul de Gabriel García Márquez. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se do Direito e Literatura como metodologia a partir das interpretações das participantes do grupo sobre a obra. Foram resumidos os contos e examinados com profundidade quatro deles, escolhidos como os que maior impacto emocional ou reflexão teriam causado. Durante as discussões, revelaram-se as mais diferentes interpretações, assim como são as diversas considerações sobre a morte. As estudantes conseguiram colocar-se no lugar do morto - se e quando morto, pois surgiram pontos divergentes também a este respeito - e assim se concretizou uma das justificativas da importância da Literatura para o Direito: a empatia do leitor pelos personagens. Sob esta perspectiva, surgiu a pergunta problema: Com o exame da coletânea de contos Ojos de Perro Azul, realizado pelos membros do Grupo de Estudos Derecho Y Literatura, qual o impacto do estudo de suas narrativas no aprendizado das alunas? O objetivo geral foi examinar o uso da obra Ojos de Perro Azul como ferramenta de ensino e aprendizagem do Direito a partir da Literatura, abordando essencialmente reflexões individuais e coletivas de membros do grupo Derecho Y Literatura ao lidar com o tema da morte sob estudo. O resultado representa as discussões desenvolvidas. Concluiu-se que, inobstante as críticas que o movimento Direito e Literatura possa receber, somente esta poderia propiciar o ensino na forma como proposta, colocando o leitor, graduando em Direito, a viver o morrer e a refletir sobre este processo, essencial não apenas para o aprendizado de disciplinas teóricas relacionadas ao tema, mas para sua formação como jurista e como pessoa.References
CIOATTO, Roberta Marina. A Morte Viva no Conto La Tercera Resignación de Gabriel García Márquez e o Trato Jurídico da Distanásia Infantil na Colômbia. [aguardando publicação].
LYNN, Hunt. A Invenção dos Direitos Humanos: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
MÁRQUEZ, Gabriel García. Ojos de Perro Azul. 1974.
OLIVEIRA, Amanda Muniz. Direito e Literatura: um grande mal entendido? As críticas de Richard Posner e Robert Weisberg ao direito na Literatura. Anamorphosis – Revista Internacional de Direito e Literatura, 2019, v. 5, n. 2, p. 395-416.
SANTOS, Mylla Regina Carneiro; LINS, Liliane; MENEZES, Marta Silva Menezes . “As intermitências da morte” no ensino da ética e bioética. Revista bioética. 2018; 26 (1): 135-44. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422018261235.
SCHECAIRA, Fábio Perin. A importância da literatura para juristas (sem exageros). ANAMORPHOSIS – Revista Internacional de Direito e Literatura, 2018, v. 4, n. 2, p. 357-377. Disponível em: https://rdl.org.br/seer/index.php/anamps/article/view/423/pdf. Acesso em: 02 set. 2021.
SCHECAIRA, Fábio Perin. Werther e o (suposto) poder da literatura. Anamorphosis – Revista Internacional de Direito e Literatura, 2019, v. 5, n. 2, p. 375-393.
TRINDADE, André Karam; BERNSTS, Luísa Giuliani. O estudo do direito e literatura no brasil: surgimento, evolução e expansão. Anamorphosis – Revista Internacional de Direito e Literatura, v. 3, n. 1, p. 225-257, jan./jun. 2017. Doi: http://dx.doi.org/10.21119/anamps.31.225-257.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor declara ser inédito o presente artigo, bem como não estar o mesmo sujeito a qualquer outro processo de submissão para outra revista científica.
O autor autoriza a publicação do artigo pela Revista e tem ciência sobre a não remuneração em virtude de sua publicação, não cabendo nenhum direito autoral de cunho patrimonial.
Ainda, na condição de autor, assume a responsabilidade civil e penalmente pelo conteúdo do trabalho publicado, após ter lido as diretrizes para autores e ter concordado com elas.
O trabalho pode ser acessado por qualquer interessado e reproduzido e/ou publicado desde que seja realizada a devida referência à autoria e ao periódico.
