O RURAL E O URBANO EM INTERAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.25247/2447-861X.2020.n251.p538-545Palavras-chave:
Questões socioterritoriais. Interações rurais e urbanasResumo
Esta revista, Cadernos do Ceas, no seu número 211, publicou o artigo Ruralidade Metropolitana (ALENCAR, 2004), trazendo uma perspectiva crítica à dicotomia rural/urbana que se inseria em consensos teóricos que formularam a noção de ruralidades cujos vetores epistemológicos em interação possibilitaram apreender a realidade como campo de coexistências.
Continue lendo o texto na versão em pdf.
Referências
ALENCAR, Cristina Maria Macêdo de. Ruralidade Metropolitana. Cadernos do CEAS, Salvador, n. 211, p. 79-92, 2004.
LEFEBVRE, Henri. De lo rural a lo urbano. Antología preparada por Mario Gaviria. Tradução Javier González-Pueyo. 4. ed. Barcelona: Ediciones península, 1978.
MOREIRA, Roberto José. Pensando o rural na modernidade e nos nossos tempos. Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 249-271, 2012.
RIBEIRO, Darci. Os índios e a civilização: a integração das populações indígenas no Brasil moderno. 3. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1979.
SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993.
WANDERLEY, Maria de Nazareth Baudel. A ruralidade no Brasil moderno. Por um pacto social pelo desenvolvimento rural. In: GIARRACCA, Norma. ¿Una nueva ruralidad en América Latina? Buenos Aires, Argentina: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2001. p. 31-44.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Cadernos do CEAS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
















