NO RASTRO DA COBRA-CANOA: RELIGIÃO, CULTURA E EDUCACÃO NO ALTO RIO NEGRO - AM

Authors

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2017.n240.p137-157

Keywords:

Religião. Cultura e educação no Alto Rio Negro.

Abstract

As reflexões são fruto da observação de atividades de pesquisa realizadas pelo Núcleo Gestor de Estudos Linguísticos e Antropológicos, NUGLAN, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas – Campus São Gabriel da Cachoeira, IFAM CGSC, entre os anos de 2011 e 2013. Através dos relatos obtidos durante a experiência em campo procuramos compreender a concepção de educação oferecida pelos padres Salesianos no Alto Rio Negro às inúmeras etnias da região e assinalar, além do o impacto sofrido por elas com a chegada de missionários da igreja pentecostal na vida das comunidades por conta da demonização de suas tradições. Necessitamos perceber as implicações da educação oferecida pelos padres da ordem e o efeito da presença evangélica nas comunidades indígenas.

Author Biographies

Roberta Enir Faria Neves de Lima, IFAM

Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela UFAM. Licenciada em Letras Português/Inglês pela Faculdade Dom Bosco - Resende /RJ. Especialista em Docência do Ensino Superior pela UFRJ . Ex-professora da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de janeiro onde atuou por 16 anos como docente de Língua Portuguesa /Inglês e foi Diretora Geral da Escola Estadual Professor Oswaldo da Rocha Camões. Atualmente é docente do IFAM - Campus SGC onde presidiu a Comissão de Estruturação do Núcleo Gestor de Estudos Linguísticos e Antropológicos do IFAM. Ex-Coordenadora Geral do Núcleo Gestor de Estudos Linguísticos e Antropológicos do IFAM e Coordenadora de Gestão da Pesquisa do referido IF onde atuou na área de gestão da pesquisa e como pesquisadora nos seguintes temas: Linguística com ênfase em língua indígena, cultura indígena, literatura e literatura indígena . Documentação de histórias, mitos e ritos indígenas.

 

Renilda Aparecida Costa, UFAM

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense (1992), Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais (1995), Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/ Unisinos( 2011). Foi professora do quadro do Magistério Público Estadual Santa Catarina - Escola de Educação Básica Vidal Ramos Junior de 1994 a 2009, Municipal no CAIC Nossa Senhora dos Prazeres de 1998 a 2009, da Universidade do Planalto Catarinense de 2000 a 2009, bem como, foi pesquisadora do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros Negro e Educação de 2001 a 2009 NEAB/NEU na mesma instituição. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas atuando no Instituto de Natureza e Cultura Benjamin Constant na área da Sociologia da Educação e no Programa de Pós-graduação Sociedade e Cultura na Amazônia. É coordenadora do Núcleo de Estudos Afro Indígena - NEAINC. Tem experiência nas áreas de conhecimento da Educação, Sociologia, Sociologia da Educação e Sociologia da Religião. Atuando principalmente nos seguintes temas: Identidade Nacional Brasileira ; Identidade Étnico-racial e Educação, Constituição da Identidade Religiosa na Amazônia e Religião de Matriz Africana.

 

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Published

2017-07-14

How to Cite

Lima, R. E. F. N. de, & Costa, R. A. (2017). NO RASTRO DA COBRA-CANOA: RELIGIÃO, CULTURA E EDUCACÃO NO ALTO RIO NEGRO - AM. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (240), 137–157. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2017.n240.p137-157

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