A PSICOLOGIA COMO FERRAMENTA POLÍTICA NO PROCESSO DE SUJEIÇÃO DA CRIANÇA

Autores

  • José Euclimar Xavier de Menezes

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2015.n235.p172-185

Resumo

Para Foucault, o século XVIII estabelece um novo lugar para a infância. Mudam as relações entre adultos e crianças, numa sociedade que se organiza sob novas bases, em que o poder soberano perde a sua potência e é substituído por uma nova forma de governar pelo uso de saberes, como a Psicologia. Neste contexto histórico de incremento demográfico, em que ocorre uma expansão da base monetária e um notável aumento da produção agrícola, emerge o problema da população que tem conexão estreita com o modo de governar. O modelo da família orientado para a arte de governar perde sua potência. É preciso gerir a vida dos indivíduos, agir diretamente sobre a população: estimular ou bloquear a taxa de natalidade, prevenir a mortalidade, controlar os fluxos populacionais, entender a população como sujeito de necessidades e aspirações. As crianças passam a ser alvo, mediante operações políticas, de intervenções econômicas, campanhas ideológicas de moralização e de escolarização, intervenção calculada. Adulto e criança se diferenciam e se distanciam, numa operação que constitui a justificativa para a intervenção familiar e para a prática da educação institucionalizada. É preciso garantir o mito da inocência, a “realidade quimérica” da infância (ou, pelo menos, a sua narrativa) para garantir a sua presença nos processos de controle e regulação. O debate em torno da dignidade da criança e do adolescente vai ser entabulado neste espaço, em perspectiva de uma filosofia que usa o método da genealogia.

Palavras-chave: Psicologia. Política. Criança. Família. Foucault.

Publicado

2015-12-22

Como Citar

Xavier de Menezes, J. E. (2015). A PSICOLOGIA COMO FERRAMENTA POLÍTICA NO PROCESSO DE SUJEIÇÃO DA CRIANÇA. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (235), 172–185. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2015.n235.p172-185

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.