MULHERES E CONTROLE POLICIAL NO RECIFE DO INÍCIO DO SÉCULO XX

Autores/as

  • Marilia Montenegro Pessoa de Mello Universidade Católica de Pernambuco Universidade Federal de Pernambuco
  • Manuela Abath Valença Universidade Católica de Pernambuco Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2016.n238.p659-677

Palabras clave:

Controle Policial. Início do século XX. Mulheres. Criminologia Crítica. Feminismo.

Resumen

Como interpretar a atividade policial no início do século? Que significado tinham essas prisões? Quem era alvo do olhar policial? Essas perguntas orientaram a elaboração desse trabalho e, certamente ainda não estão respondidas por completo. Procuramos, entretanto, neste trabalho, lançar alguns olhares interpretativos a partir da criminologia crítica, da teoria feminista e do trabalho empírico realizado com as prisões ocorridas no ano de 1920 na cidade do Recife. Na primeira parte deste trabalho, apresentaremos uma discussão teórica sobre controle punitivo no início do século XX, baseada nas leituras foucaultianas sobre sociedade disciplinar. Embora a aplicabilidade dessa teoria em nossa realidade não seja possível sem as devidas críticas, a obra de Michel Foucault parece bastante útil para interpretar como o sistema penal seleciona um sujeito delinquente específico, por ele construído. Em um segundo momento, discutimos como o direito penal tradicionalmente representou as mulheres e, a partir daí, fazemos uma discussão sobre controle punitivo sobre elas. Quem eram, no início da era republicana, as mulheres entendidas como criminosas? Partindo dessa pergunta, chegamos à terceira etapa deste trabalho, na qual procuramos interpretar as prisões policiais realizadas no ano de 1920, no Recife, atentando para o padrão de seleção por ela utilizado.

Biografía del autor/a

Marilia Montenegro Pessoa de Mello, Universidade Católica de Pernambuco Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora de Criminologia e Direito Penal da Universidade Federal e da Universidade Católica de Pernambuco.

Manuela Abath Valença, Universidade Católica de Pernambuco Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Doutoranda em Direito pela Universidade Nacional de Brasília (UnB). Professora de Teoria Geral do Estado e Processo Penal da Universidade Federal e da Universidade Católica de Pernambuco

Publicado

2016-12-15

Cómo citar

Mello, M. M. P. de, & Valença, M. A. (2016). MULHERES E CONTROLE POLICIAL NO RECIFE DO INÍCIO DO SÉCULO XX. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (238), 659–677. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2016.n238.p659-677

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Nota: Este módulo requiere de la activación de, al menos, un módulo de estadísticas/informes. Si los módulos de estadísticas proporcionan más de una métrica, selecciona una métrica principal en la página de configuración del sitio y/o en las páginas de propiedades de la revista.