UMA REVISTA LATINO-AMERICANA: INTRODUÇÃO AO DOSSIÊ ENCRUZILHADAS DA AMÉRICA LATINA CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.25247/2447-861X.2024.n262.p273-285Palavras-chave:
Encruzilhadas da América Latina, Resistência, EsperançaResumo
O Dossiê temático "Encruzilhadas da América Latina Contemporânea" apresenta uma coletânea de artigos que analisam criticamente os desafios enfrentados pela América Latina no século XXI, com foco nas questões de dependência econômica, violência política, migração, lutas sociais, políticas culturais e o papel da religião no continente. A coletânea busca revisitar criticamente a história da América Latina, marcada por desigualdades, exploração e conflitos, mas também por lutas de resistência e esperança. Os artigos adotam diferentes abordagens metodológicas, incluindo análise documental, estudos de caso e pesquisa bibliográfica, para oferecer um panorama multifacetado dos desafios e perspectivas da região, enquanto esta apresentação aponta o engajamento dos Cadernos dos CEAS, ao longo das suas 264 edições, com as consequências das veias abertas do nosso subcontinente. O Dossiê destaca a importância da Teologia da Libertação, da cultura viva comunitária e de outras iniciativas que buscam promover a justiça social, a igualdade e a participação popular na América Latina.
Referências
CUNHA, Joaci; BRANDÃO, Ângela; VICENTE, Mariano (edit.). Dossiê Encruzilhadas da América Latina contemporânea. Cadernos do CEAS: Revista Crítica de Humanidades, Salvador, v. 49 n. 262, 2024a. DOI: https://doi.org/10.25247/2447-861X.2024.n262
CHAPÉU Panamá. Roosevelt Ribeiro de Carvalho e Marcelo Monteiro Santana. In: BaianaSystem, Oxe Axe Exu, Salvador, 2021.
CEAS. América Latina na encruzilhada (editorial). Cadernos do CEAS, Salvador, n. 146, p. 6, jul./ago. 1993.
BENZI, Daniele; PEREGALLI, Alessandro. Introdução ao Dossiê América Latina em seu labirinto: crise, restauração, resistência. Cadernos do CEAS, Salvador, n. 250, p. 214, mai./ago. 2020.
SAN VICENTE. Fernando Brant e Milton Nascimento. In: Clube da Esquina, Clube da Esquina, Belo Horizonte, 1972.
SULAMERICANO. Russo Passapusso, Roberto Barreto, Seko Bass e Manu Chao. In: BaianaSystem, O futuro não demora, 2019.
AMÉRICA do Sul. Paulo Machado. In: Ney Matogrosso, Água do Céu – Pássaro, 1975.
SOY LOCO por ti, América. José Carlos Capinam e Gilberto Gil. In: Caetano Veloso, Caetano Veloso, 1968.
CANCIÓN por la unidad latino-americana. Pablo Milanés. In: Milton Nascimento, Clube da Esquina 2, 1978.
UM ÍNDIO. Caetano Veloso. In: Doces Bárbaros, Doces Bárbaros, 1976.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Cadernos do CEAS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
















