SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: SIGNIFICADO E DESAFIOS DE UMA VITÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.25247/2447-861X.2007.n226.p64%20-%2070Resumo
É importante para todos nós, sociólogos, e, especialmente, para os que lutaram contra o regime militar e pela democratização do Brasil, o retorno da Sociologia ao 2o grau. Vinte e dois anos depois do fim do regime militar, mais de quarenta depois do golpe, estamos superando um dos últimos legados da Ditadura. Na luta por esta superação, uma das bandeiras tem sido, exatamente, o retorno do ensino de Sociologia e Filosofia. No momento em que comemoramos uma vitória, cabe não apenas recordar como também mapear as dificuldades, para que, hoje, numa realidade bastante diferente daquela dos anos 1960 e 1970, o ensino de Sociologia alcance seus objetivos, dos quais o mais amplo e permanente é – como sempre foi – contribuir para capacitar o jovem a exercer sua cidadania, ser, o mais plenamente possível, cidadão. Vale a pena relembrar o quadro no qual o regime militar tentou marginalizar e excluir os sociólogos, as Ciências Sociais e a Sociologia.Downloads
Publicado
2016-06-17
Como Citar
Neto, J. S. de C. (2016). SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: SIGNIFICADO E DESAFIOS DE UMA VITÓRIA. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (226), 64–70. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2007.n226.p64 - 70
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Cadernos do CEAS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).