UM DIÁLOGO OUTRO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS, SUBJETIVIDADES, INTERFACES E MEDIAÇÕES

Autores

  • Amilton Alves de Souza Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Antonio Amorim Universidade Estadual da Bahia (UNEB)
  • Neide Maria Ferreira Lopes Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2022.n256.p419-439

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Experiência. Formação Docente Continuada. Subjetividade.

Resumo

Este artigo trata de um diálogo outro na formação dos professores: experiências, subjetividades, interfaces e mediações. Neste intuito, propõe como objetivo geral: analisar de que maneira as experiências de si contribuem na formação docente continuada. E como objetivos específicos: (I) identificar as percepções docentes sobre as experiências de si e a subjetividade; (II) perceber que tipos de experiências são construídas na sala de aula tendo as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como interface; (III) refletir epistemologicamente sobre as experiências de si, subjetividade e formação docente, a partir das experiências da escola na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). O problema investigado partiu da questão      “Como pensar a formação docente continuada, a partir da experiência de si?” A metodologia foi pautada na abordagem qualitativa, e como instrumento para coleta de dados foi adotado o questionário online, o qual contemplou questões sobre a formação docente, subjetividades e tecnologias, a fim de estabelecer uma relação entre formação docente e as experiências. A triangulação das informações foi representada por tabelas e descrição das vozes dos sujeitos.  Concluiu-se que a pesquisa abre novas possibilidades sobre a formação docente continuada significativa, imprimindo outros sentidos das aprendizagens e saberes, a partir da prática, apropriando-se por meio da experiência de si e de princípios dialógicos, a reflexividade crítica e o encontro com o outro.

Biografia do Autor

Amilton Alves de Souza, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutorando do Programa de Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento - DMMDC – Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestre em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia.  

Antonio Amorim, Universidade Estadual da Bahia (UNEB)

Doutor em Psicologia – Universidade de Barcelona – Espanha. Pós-Doutorado em Difusão do conhecimento pela Universidade Federal da Bahia.

Neide Maria Ferreira Lopes, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação pela Universidade do Estado da Bahia. 

Referências

AMORIM, Antonio. Escola da contemporaneidade: sua organização social, complexidade e pluralidade. Salvador: EDUFBA, 2020.

DANTAS, Tânia Regina. Práticas de formação em EJA e narrativas autobiográficas de professores de adultos. In Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade. Salvador, UNEB, v. 17, nº 29, 2008, jan./jun. p.119-136, 2008.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999b.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999b.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a

incerteza. São Paulo: Cortez, 2001.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: Silva, Tomaz Tadeu. O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 1994, p.35-86.

PRETTO, Nelson de Luca. Cultura digital e educação: redes já! In PRETO, N e

SILVEIRA, S. A. (org). Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador, Edufba, 2008. Disponível em: http://rn.softwarelivre.org/alemdasredes/2008/08/26/lancado-e-disponibilizado-o- livro-do-alem-das-redes-de-colaboracao/. Acessado em 27/04/2022.

MANSANO, Sonia Regina Vargas. Profissão professor. Lisboa: Porto, 1995

MANSANO, Sonia Regina Vargas. (Org.). Vidas de professores. Porto: Editora Porto, 2000.

MANSANO, Sonia Regina Vargas. Sujeito, subjetividade e modos de subjetivação na contemporaneidade. Revista de Psicologia da UNESP, 8(2), 110-117, 2009.

MANSANO. Sujeito, subjetividade e modos de subjetivação na contemporaneidade. Revista de Psicologia da UNESP, 8(2), 110-117, 2009.

NÓVOA, Antônio. Profissão professor. Lisboa: Porto, 1995.

NÓVOA, Antônio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

NÓVOA, Antônio. (Org.). Vidas de professores. Porto: Editora Porto, 2000.

SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano. São Paulo: Paulus, 2008.

TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, Porto Alegre, v.1, n.4, p.31-55, 1991.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Souza, A. A. de, Amorim, A., & Lopes, N. M. F. (2022). UM DIÁLOGO OUTRO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS, SUBJETIVIDADES, INTERFACES E MEDIAÇÕES. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, 47(256), 419–439. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2022.n256.p419-439

Edição

Seção

Artigos Temática Livre

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.