O SOCIALISMO CHINÊS DIANTE DO CONCEITO DE SOCIALISMO
DOI:
https://doi.org/10.25247/2447-861X.2022.n255.p9-18Palavras-chave:
socialismo. Karl Marx. Socialismo de mercado. Socialismo marxiano. Capitalismo chinês.Resumo
O artigo tem como objetivo intervir na controvérsia sobre o modo de produção vigente na China. A China do final do século XX e começo do século XXI é um país socialista ou capitalista? Consulta o conceito de socialismo encontrado nos textos de Karl Marx para concluir que o “socialismo de mercado” chinês agride a ideia marxiana de socialismo.
Referências
BARBOSA, Alexandre de F. A ascensão chinesa e a economia-mundo capitalista: uma perspectiva histórica. In: MUSSE, Ricardo (org). China contemporânea – seis interpretações. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
HUDIS, Peter. Marx´s concept of the alternative to capitalism. Leiden/Boston: Brill, 2012.
HUDIS, Peter. Trabalho social direto e indireto: que espécie de relação humana pode transcender o capitalismo? In: https://eleuterioprado.blog/2013/03/16/para-superar-o-capitalismo-i/
MARX, Karl. Crítica do programa de Gotha. São Paulo: Boitempo Editorial, 2012.
MARX, Karl. O capital – Crítica da Economia Política. Livro I. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
MOROZOV, Evgeny. Digital Socialism? The calculation debate in the age of Big Data. In: New Left Review, 116/117, mar.-jun., 2019.
MUSTO, Marcello. O fascínio da teoria da alienação. In: https://aterraeredonda.com.br/o-fascinio-da-teoria-da-alienacao/
SOUZA, Renildo. The state and capital in China. Marburg: Büchner-Verlag, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Cadernos do CEAS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
















