DOSSIÊ CHINA: TRANSFORMAÇÕES, IMPACTOS GLOBAIS E CONTROVÉRSIAS
DOI:
https://doi.org/10.25247/2447-861X.2022.n255.p5-8Keywords:
China. Civilização Ecológica. Iniciativa do Cinturão. Governança Internacional do Meio Ambiente.Abstract
Os Cadernos do CEAS esperam, com este dossiê, poder contribuir para o conhecimento sobre a China, que se tornou um tema obrigatório para as discussões sobre os mais diversos aspectos no mundo do Século XXI. Os brasileiros temos máximo interesse nesses debates, somos parte diretamente interessada. Desde 2009, a China tornou-se o principal parceiro comercial do Brasil, além dos seus investimentos crescentes. Os chineses estão cada vez mais envolvidos, desempenhando papel determinante, com o agronegócio, mineração, infraestrutura, petróleo, indústria e privatizações no Brasil. Esse expansionismo econômico chinês no Brasil tem impactos políticos, sociais, ambientais de grande monta.
References
FEDERAÇÃO RUSSA; REPÚBLICA POPULAR DA CHINA. Declaração conjunta da Federação Russa e da República Popular da China sobre as relações internacionais em uma nova era do desenvolvimento global sustentável. [S.l.], 4 de fevereiro de 2022. Disponível em: http://en.kremlin.ru/supplement/5770.v
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Cadernos do CEAS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
















