Educação a Distância – propostas, desafios e inconsistências na formação do sujeito.

Autores

  • Maria Gorete Borges Figueirêdo

Palavras-chave:

Educação à Distância, Tecnologia, Desafios, Formação, Sujeito

Resumo

O surgimento dos cursos EaD no Brasil, abriram portas para possibilitar que pessoas que não tinham condições de acessar um curso presencial, realizassem seus sonhos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, favoreceu a chegada do ensino à distância aos lugares dos mais difíceis acessos, e às diversas camadas sociais, efetivando dessa forma, a inclusão social do conhecimento, em todo país. O caminho metodológico trilhado foi a pesquisa bibliográfica onde foi feita a revisão de obras publicadas o que direcionou a análise do conteúdo, tendo como objetivo compreender as propostas e inconsistências da EaD na formação do sujeito. Embora seja uma modalidade de ensino que proporciona a interatividade constante do aluno com os que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem, apresenta desafios os quais podemos referir à estrutura ofertada e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que incluem hardware e software aplicados em diferentes cenários da educação e da vida pessoal do aluno. Contudo, a qualidade da educação à distância depende da interação dessa estrutura ofertada, no modelo de aprendizagem desenhado, e na fomentação desse aluno de modo a estar integrado à infraestrutura de redes e serviços relacionados favorecendo a busca à todas as informações essenciais e necessárias à sua aprendizagem.

Biografia do Autor

Maria Gorete Borges Figueirêdo

Doutora em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social –UCSAL, Prof.ª Permanente do Programa de Políticas Sociais e Cidadania (PPGPSC – UCSal). Docente dos cursos de graduação da Escola de Educação e Humanidades e da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais da UCSal, Assistente Social e Pedagoga.

Downloads

Publicado

2025-08-21

Como Citar

Figueirêdo, M. G. B. (2025). Educação a Distância – propostas, desafios e inconsistências na formação do sujeito. Revista Veritati, 3(5), 1–12. Recuperado de https://portaldeperiodicos.ucsal.br/index.php/veritati/article/view/1426

Edição

Seção

Artigos