APLICAÇÃO DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR NAS COMPRAS ONLINE

Autores

  • Vinícius Biagioni Rezende Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete - FDCL Faculdade Santa Rita - FASAR
  • Guilherme Henrique de Souza Silva Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete - FDCL
  • Mateus de Moura Ferreira Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete - FDCL

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir e apresentar o direito do consumidor, seus princípios, a concepção de consumidor e de fornecedor com foco para mercado virtual, contrato eletrônico, do código do consumidor no e-commerce e da garantia do direito de arrependimento no e-commerce e assim denota-se como a aplicação do Código de Defesa do Consumidor contribui para a garantia do direito do consumidor nesse tipo de negócio. O crescimento do e-commerce no Brasil é notável, vale ressaltar que essa expansão só tem sido possível porque no Código de Defesa do Consumidor há normas bem estruturadas para as compras online. Essas normatizações de compras online não protegem somente o cliente, ela protege também o fornecedor ou empresa que presta os serviços. Sendo assim, é muito importante trazer essa discussão para a sociedade. Tanto consumidor quanto fornecedor devem ter conhecimento sobre as regras que conduzem as transações de compra e venda online. E assim as duas partes terão segurança para efetivarem a negociação. O método de pesquisa foi a dedutiva através de pesquisas bibliográficas. A conclusão que se vislumbra é o fato desta temática ser a cada dia mais abrangente haja vista o crescimento das compras on line.

Biografia do Autor

Vinícius Biagioni Rezende, Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete - FDCL Faculdade Santa Rita - FASAR

Doutorando em Direito pelo ITE/BAURU. Mestre em Direito pelas Faculdades Milton Campos. Graduação em
Direito pela Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete. Professor na Faculdade de Direito de Conselheiro
Lafaiete (FDCL) e na Faculdade Santa Rita – FaSaR.

Guilherme Henrique de Souza Silva, Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete - FDCL

Bacharelando em Direito pela Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete - FDCL

Mateus de Moura Ferreira, Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete - FDCL

Doutor em Teoria do Direito (Magna cum laude) (PUC Minas). Mestre em Teoria do Direito (PUC Minas).
Professor da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL). Professor do Instituto Elpídio Donizetti
(IED) e no Instituto de Educação Continuada (IEC/PUC Minas).

Referências

ALMEIDA, João Batista de. Manual de direito do consumidor. São Paulo: Saraiva, 2003.

BENJAMIN, Antônio Herman de Vasconcelos; MARQUES, Cláudia Lima; BESSA, Leonardo Roscoe. Manual de Direito do Consumidor. 5. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013.

BENJAMIN, Antônio Herman V.; MARQUES, Claudia Lima; BESSA, Leonardo Roscoe. Manual de direito do consumidor. 7. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016.

BOLZAN, Fabrício. Direito do Consumidor Esquematizado. São Paulo: 3. ed. Saraiva, 2015.

BRASIL. Código Civil (1916). Lei nº. 3.071, de 01 de janeiro de 1916. Código Civil.

______. Código Civil (2002). Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002.

______. Código de Defesa do Consumidor (1990). Lei 8078, de 11 de setembro de 1990. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.

______. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2010. 540 p.

CANUT, Letícia. Proteção do consumidor no comércio eletrônico. Curitiba: Juruá, 2007.

CORRÊA, Gustavo Testa. Aspectos jurídicos da internet. São Paulo: Saraiva, 2000.

DENSA, Roberta, Direito do Consumidor. Vol 21. 3 ed Atlas, 2007.

DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro, 3º volume: teoria das obrigações contratuais e extracontratuais. 23. Ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

EFING, Antônio Carlos. Direito do Consumo. 3. ed. Curitiba: Juruá, 2005.

FABIAN, Christoph. O dever de informar no direito civil. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

FILHO, Sergio Cavalieri. Programa de Responsabilidade Civil. 10. ed., São Paulo: Atlas, 2012. P. 183.

GARCIA, Leonardo de Medeiros, Direito do Consumidor – Código comentado e Jurisprudência, 5 ed. Impetus. 2009.

GARCIA, Leonardo de Medeiros. Direito do Consumidor: Código comentado e jurisprudência. 4. ed. Niterói, RJ: Impetus, 2008.

GIANCOLI, Brunno Pandori; ARAUJO JÚNIOR, Marco Antônio. Direito do consumidor: difusos e coletivos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.

GRINOVER, Ada Pellegrini et al. Código brasileiro de defesa do consumidor: comentado pelos autores do anteprojeto. 9. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

MARQUES, Cláudia Lima, Contratos no Código de defesa do Consumidor. Saraiva, 2002.

MARQUES, Cláudia Lima, Contratos no Código de Defesa do Consumidor. 4 ed. Revista dos Tribunais: São Paulo, 2002.

MARQUES, Cláudia Lima. Contratos no Código de Defesa do Consumidor: o novo regime das relações contratuais. 4. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002.

MATTOS, Analice Castor de. Aspectos Relevantes dos Contratos de Consumo Eletrônico. Curitiba: Juruá, 2008.

MIRAGEM, Bruno. Curso de Direito do Consumidor. 4. ed. São Paulo: Revistas dos Tribunais, 2013.

NETTO, Orlando Celso da Silva. Comentários ao código de defesa do consumidor.4.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2011.

NISHIYAMA, Adolfo Mamoru. A proteção constitucional do consumidor. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

NUNES, Rizzatto. Curso de Direito do Consumidor. 3.ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2017.

ROSENVALD, Nelson. Dignidade humana e boa-fé no Código Civil. São Paulo: Saraiva, 2005.

SILVA, Jorge Alberto Quadros de Carvalho. Cláusulas abusivas no Código de Defesa do Consumidor. São Paulo: Saraiva, 2003.

_______, Jorge Alberto Quadros de Carvalho. Cláusulas abusivas no Código de Defesa do Consumidor. São Paulo: Saraiva, 2004.

TARTUCE, Flávio; NEVES, Daniel Amorim Assumpção. Manual de Direito do Consumidor. 5. ed. São Paulo: Método, 2016.

TEIXEIRA, Tarcísio. Comércio eletrônico - conforme o marco civil da internet e a regulamentação do e-commerce no Brasil. São Paulo: Saraiva, 2015.

TURBAN, Efraim; KING, David. Comércio Eletrônico: Estratégia e Gestão. – trad. Arlete Simille Marques; revisão técnica Belmiro João, Erico Veras Marques. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

VENETIANER, Tom. E-Commerce na Corda Bamba, um guia prático sobre os erros em Comércio Eletrônico e como evitá-los. Campus, 2000.

Downloads

Publicado

2021-09-09

Como Citar

Rezende, V. B., Silva, G. H. de S., & Ferreira, M. de M. (2021). APLICAÇÃO DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR NAS COMPRAS ONLINE. Revista Direitos Fundamentais E Alteridade, 5(1), p. 91–112. Recuperado de https://portaldeperiodicos.ucsal.br/index.php/direitosfundamentaisealteridade/article/view/925