Acessibilidade digital em tempos de pandemia: um direito fundamental
Resumo
O distanciamento social imposto pelas autoridades como medida necessária para reduzir a velocidade de contágio do novo coronavírus provocou uma mudança de hábito na sociedade brasileira. Com exceção das pessoas que trabalham com serviços considerados essenciais, o restante da população se viu obrigada a permanecer em suas residências, vários estabelecimentos comerciais foram impedidos de funcionar e diversos serviços públicos e particulares passaram a ser oferecidos remotamente, através da utilização da internet. Essa nova realidade desnudou uma situação já existe no Brasil, porém evidenciada em tempos de pandemia: a desigualdade digital. Por não possuir acesso à internet, uma parte considerável da população ficou impedida de recorrer a serviços imprescindíveis ao regular exercício da cidadania. O presente artigo se propõe a demonstrar que em período de distanciamento social, no qual muitos serviços essenciais passaram a ser prestados pela internet, a acessibilidade digital adquire status de direito fundamental. O método de pesquisa adotado foi o hipotético-dedutivo, com base na literatura disponível, com abordagem qualitativa, realizando-se a revisão bibliográfica correspondente. Como resultado, o presente estudo denota que o direito fundamental à acessibilidade digital deve ser assegurado pelo Estado, haja vista a sua imprescindibilidade ao pleno exercício da cidadania e dignidade da pessoa humana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor declara ser inédito o presente artigo, bem como não estar o mesmo sujeito a qualquer outro processo de submissão para outra revista científica.
O autor autoriza a publicação do artigo pela Revista e tem ciência sobre a não remuneração em virtude de sua publicação, não cabendo nenhum direito autoral de cunho patrimonial.
Ainda, na condição de autor, assume a responsabilidade civil e penalmente pelo conteúdo do trabalho publicado, após ter lido as diretrizes para autores e ter concordado com elas.
O trabalho pode ser acessado por qualquer interessado e reproduzido e/ou publicado desde que seja realizada a devida referência à autoria e ao periódico.