Reprodução assistida em contexto pandêmico: reflexões biojurídicas
Resumo
Este artigo estuda impasses biojurídicos surgidos da possibilidade de realização da reprodução medicamente assistida em período de isolamento social em decorrência da pandemia atual. O problema a ser enfrentado consiste em analisar situações, advindas da Bioética e do Direito, oriundas do conflito entre os direitos fundamentais à autonomia e à saúde pública nos procedimentos referidos. A metodologia é estruturada na pesquisa predominantemente bibliográfica com natureza qualitativa, por meio do método dedutivo. O objetivo, por sua vez, consiste em demonstrar a importância da regulamentação da referida intervenção médica para dirimir entraves biojurídicos acentuados no contexto pandêmico. A justificativa reside na necessidade de discussão acerca deste tema como um assunto que precisa ser debatido com cuidado tanto em tempos normais quanto durante uma pandemia.Downloads
Publicado
2021-01-29
Como Citar
Santa Rosa, S. B. (2021). Reprodução assistida em contexto pandêmico: reflexões biojurídicas. Revista Direitos Fundamentais E Alteridade, 4(1), p. 185–204. Recuperado de https://portaldeperiodicos.ucsal.br/index.php/direitosfundamentaisealteridade/article/view/765
Edição
Seção
Artigos
Licença
O autor declara ser inédito o presente artigo, bem como não estar o mesmo sujeito a qualquer outro processo de submissão para outra revista científica.
O autor autoriza a publicação do artigo pela Revista e tem ciência sobre a não remuneração em virtude de sua publicação, não cabendo nenhum direito autoral de cunho patrimonial.
Ainda, na condição de autor, assume a responsabilidade civil e penalmente pelo conteúdo do trabalho publicado, após ter lido as diretrizes para autores e ter concordado com elas.
O trabalho pode ser acessado por qualquer interessado e reproduzido e/ou publicado desde que seja realizada a devida referência à autoria e ao periódico.