Justiça curricular, ensino de sociologia e políticas públicas no Brasil

releitura socio-histórica da Lei nº 11.684/2008

Autores

  • Tânia Regina Vizachri Universidade de São Paulo

Resumo

Este artigo busca efetuar uma crítica sociológica da Lei nº 11.684/2008, que alterou o art. 36 da LDB para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Assim, apresentando uma sucinta contextualização histórica das reformas educacionais que foram produzidas no país, abordam-se as noções de Justiça curricular, ensino de sociologia e políticas públicas no Brasil, dialogando-as com o direito à educação positivado na Constituição Federal brasileira de 1988. 

Biografia do Autor

Tânia Regina Vizachri, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação pela pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Estudos Culturais pela USP. Licenciada e Bacharela em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Salvador (UCSAL).

Publicado

2024-12-10

Como Citar

Vizachri, T. R. (2024). Justiça curricular, ensino de sociologia e políticas públicas no Brasil: releitura socio-histórica da Lei nº 11.684/2008. Revista Direitos Fundamentais E Alteridade, 8(1-2), Em breve. Recuperado de https://portaldeperiodicos.ucsal.br/index.php/direitosfundamentaisealteridade/article/view/1025

Edição

Seção

Políticas Públicas e Efetivação de Direitos Fundamentais