Ética e intuições
Resumo
Por milênios, os filósofos especularam sobre as origens da ética. Pesquisa recente em psicologia evolutiva e neurociências tem esclarecido essa questão. Mas essa pesquisa também tem significância normativa. Uma maneira padrão de argumentar contra uma teoria ética normativa é mostrar que, em algumas circunstâncias, a teoria leva a julgamentos contrários às nossas intuições morais comuns. Se, no entanto, essas intuições morais são o resíduo biológico de nossa história evolutiva, não está claro porque devemos considerá-las como tendo qualquer força normativa. A pesquisa nas neurociências deve, portanto, levar-nos a reconsiderar o papel das intuições na ética normativa.Downloads
Publicado
2022-09-14
Como Citar
Singer, P. (2022). Ética e intuições. Revista Direitos Fundamentais E Alteridade, 5(2), p. 17–35. Recuperado de https://portaldeperiodicos.ucsal.br/index.php/direitosfundamentaisealteridade/article/view/1019
Edição
Seção
Bioética, Alteridade e Meio Ambiente Social
Licença
O autor declara ser inédito o presente artigo, bem como não estar o mesmo sujeito a qualquer outro processo de submissão para outra revista científica.
O autor autoriza a publicação do artigo pela Revista e tem ciência sobre a não remuneração em virtude de sua publicação, não cabendo nenhum direito autoral de cunho patrimonial.
Ainda, na condição de autor, assume a responsabilidade civil e penalmente pelo conteúdo do trabalho publicado, após ter lido as diretrizes para autores e ter concordado com elas.
O trabalho pode ser acessado por qualquer interessado e reproduzido e/ou publicado desde que seja realizada a devida referência à autoria e ao periódico.
